Hoje o Blog Afros Brasil trás um pouco das produções Literárias de Reginaldo Prandi. Sociólogo e escritor, atualmente dedica-se à sociologia da religião, com ênfase nas religiões afro-brasileiras, evangélicas e católica. Autor de mais de 30 obras na área de sociologia, mitologia, literatura infanto-juvenil, entre outros, é ganhador de vários prêmios literários, e hoje é Professor Sênior do Departamento de Sociologia da USP e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Reginaldo Prandi, assim como outros autores trás no cerne de suas obras questões referentes as religiões de Matriz Africana, seja de modo ficcional ou em estudos e pesquisas acadêmicas. O fato é que sua obra se traduz numa riqueza de registros sobre nossa ancestralidade africana e afro-brasileira, com suas histórias, seus mitos seus olhares sobre o mundo.
Trilogia Infanto-juvenil: o Adivinho, o trovão e o Arco-íris
No universo infanto-juvenil Reginaldo Prandi traz três livros extremamente significativos do ponto de vista literário dos contos africanos sobre os orixás (divindades da natureza), para quem é professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio é uma maneira interessante para inserir nas aulas os mitos e histórias da Cultura e religiosidade Afro-Brasileira e Africana. Vamos conhecê-los...
Imagem da capa do livro Ifá, O adivinho
Ifá, o Adivinho, é o primeiro livro da trilogia infanto-juvenil de Prandi, escrito para crianças e adolescentes, oferece uma leitura agradável, ao mesmo tempo em que mostra um rico conjunto de personagens, modos e costumes do universo cultural africano que se tornou parte da diversidade cultural afro-brasileira.
O livro conta a história de um adivinho chamado Ifá, que joga seus búzios mágicos para adivinhar o destino das pessoas e assim, ajudar com seus problemas, mas o que ele mais gosta de fazer é auxiliá-las a fugir da morte. O cenário riquíssimo em detalhes dos tempos antigos da África e seus mitos. Lançado em 2002 com ilustrações de Pedro Rafael e Capa de Raul Loureiro.
O Programa Livros Animados do Canal Futura tem um capítulo dedicado a história de Ifá, o adivinho. Para conferir vejo o vídeo acima.
O segundo livro da trilogia de Prandi é Xangô, o Trovão, baseado em outro livro do autor: Mitologia dos Orixás, lançado em 2001. Xangô é o deus do trovão, de acordo com a mitologia dos deuses africanos - orixás.
Xangô é o responsável pela justiça e quando era mortal, segundo as lendas e mitos, ele era um rei poderoso e que tinha várias mulheres, entre as quais estão as yabás Oxum, Iansã e Obá. O livro lançado em 2003 também trás a riqueza de ilustrações de Pedro Rafael.
O último livro da trilogia é Oxumaré, o Arco-íris, lançado em 2004, conta algumas das muitas histórias desse orixá, ele que é o filho da yabá mais antiga, Nanã, e viveu em tempos remotos da humanidade, sendo sempre admirado e invejado pelas suas luxuosas roupas coloridas, o enredo do livro gira em torno da sua transformação em arco-íris. Assim como os demais, o livro trás uma riqueza de detalhes com as ilustrações de Pedro Rafael.
Estas obras são relevantes por tecer um registro das muitas histórias dos deuses africanos que vieram para o Brasil e que aqui vivem até hoje no panteão dos deuses afro-brasileiros. E, além disso é parte fundamental da construção do país e das muitas formas do brasileiro agir, pensar e fazer, e levar essas histórias para as escolas, para as rodas de leituras, e outros lugares é uma forma de valorizar nosso patrimônio cultural material e imaterial, além de mostrar para as pessoas o universo encantador dos orixás, da cultura e das religiões de Matriz Africana. É importante frisar que existem muitos outros autores, escritores, contadores de histórias, cantores, que tem obras maravilhosas sobre essas temáticas e que precisam serem disseminadas por todos os cantos o nosso imenso Brasil.
Para quem quiser se aprofundar nas leituras dos livros, eles se encontram a venda em várias livrarias do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário