sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dica de Documentário e Livro: "Mulheres de Axé - Vozes contra a Intolerância"

Google Imagens
          Hoje o Blog Afros Brasil traz para o conhecimento dos leitores um Documentário de Marcos Rezende lançado em 2014 e aborda um tema muito recorrente nas religiões de Matriz Africana, aqui mais especificamente o Candomblé, a intolerância religiosa que se abate sobre as casas de cultos e seus adeptos em todo o país. "'Mulheres de Axé - vozes contra a intolerância" aborda a temática de uma forma singular por mostrar o olhar feminino, da mãe de santo, da sacerdotisa, que cultua os orixás, que traz consigo a sabedoria dos ancestrais, o entendimento religioso afro-brasileiro.
         No desenrolar do documentário várias Mães de Santos e Ekedes do estado da Bahia colocam seus depoimentos sobre as atitudes de intolerância que já sofreram e mostram as bandeiras pelas quais acreditam e lutam, se deleitam sobre a força das divindades e a do axé.
          O documentário foi baseado no Livro "Mulheres de Axé" organizado também por Marcos Rezende e lançado em 2013 em Salvador."A publicação conta a história de 150 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano. É uma valorização pela história de luta, ações empreendedoras e de resistência das religiosas para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas. O material destaca o esforço destas lideranças para manutenção das suas comunidades frente às diversas perseguições e invisibilidade histórica das mulheres do segmento." (Secretaria de Igualdade Racial do Estado da Bahia - SEPROMI).
Livro Mulheres de Axé - Org. Marcos Rezende - 2013
Google Imagens.
          Para entender  melhor e tirar suas próprias conclusões confira o livro que se encontra a venda nas livrarias de todo o Brasil e o Documentário no link disponibilizado abaixo.


Por Ana Paula de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário