Boa noite a todos e a todas, queridos e estimados leitores deste Blog. Hoje estamos trazendo para vocês o documentário "Mulheres de Axé: vozes contra a intolerância", que traz a história de mulheres religiosas do candomblé que se configuram como vozes ativas na luta contra a intolerância religiosa.
De acordo com a Produção do filme: “O documentário traz depoimentos que situam o público no debate sobre a intolerância, mesclando com as histórias de vida de personalidades que empenham esta luta em seu dia-a-dia e abordando o significado do dia 21 de janeiro, as dificuldades enfrentadas em suas vidas pessoais por serem do Candomblé, suas experiências vividas com empreendedorismo como mecanismo de sobrevivência”.
O documentário conta ainda com depoimentos da professora Vanda Machado, egbomi do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Rita Santos presidente da Associação das Baianas do Acarajé (ABAM), Egbomy Nice, do Terreiro da Casa Branca, a ialorixá do Gantois, Mãe Carmen e a empreendedora Alaíde do Feijão. A trilha sonora é da cantora Marcia Short.
Esse documentário é resultado de uma parceria do Coletivo de Entidades Negras (CEN), responsável pela organização, e do Governo da Bahia, por meio das Secretarias Estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Casa Civil e de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), além da ONG Ação pela Cidadania e da Fundação Cultural Palmares - Minc.
Vale apena conferir essas vozes que carregam consigo a sabedoria da nossa ancestralidade negra, africana e afro-brasileira, além dos anos de lutas por seus direitos e por uma sociedade laica que respeite todas as crenças.
Youtube:Documentário Mulheres de Axé: Vozes contra a Intolerância
Por Ana Paula de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário